Minuto Coach – Imediatismo

Olá meninas , tudo bem?

A semana começa com uma super dica do Coach Lucas Dazita. Nesse fim de ano acabamos gastando mais do que qualquer outra época , será que é realmente necessário comprar presentes caros? Acreditar em promoções? Comprar por Imediatismo ? Será que você realmente precisa disso? Hoje ele vai nos ajudar a controlar nossas finanças e começar 2016 mais feliz …
compras-imediatas

Uma característica que herdamos durante a evolução, foi, infelizmente o IMEDIATISMO. Essa característica foi necessária durante o processo, mas, não é mais.

Atualmente, o problema do imediatismo fica claro quando o assunto é consumo. Muitas pessoas acabam sacrificando um grande sonho, uma grande conquista, se endividam com coisas pequenas que querem ter agora ao invés de equilibrar as finanças, fazer uma economia e comprar coisas que fazem realmente diferença em suas vidas.

Não é incomum que passem a vida toda apenas pagando conta, correndo de mês a mês apenas para pagar contas que representam um valor muito maior que o preço real do produto. Não querem ou não sabem como fazer para economizar e pagar a vista. Acabam pagando bem mais do que o valor do produto, ficando ainda com prestações que deverão ser pagas mensalmente, gerando um impacto ainda maior em seu orçamento mensal.

Em muitos casos, o consumo imediato pode gerar impacto catastrófico nas finanças, por estar ligado com a falta de planejamento e com a incapacidade da pessoa em arcar com os custos de manutenção do que foi adquirido.

Um exemplo muito utilizado para representar isso, é a compra de um veículo. Muitas pessoas caem na tentação de comprar ou trocar de carro, fazem as contas e a única coisa que veem como relevante é se as parcelas cabem no orçamento, mas esquece-se de calcular os gastos com seguro, gasolina, oficina, pedágio, estacionamento, impostos etc. É possível que você conheça alguém assim, que tem carro e que vive reclamando do “absurdo” dos preços, talvez até intimamente.

Cuidado com o imediatismo, além de pagar até 4x mais por um mesmo produto e do impacto negativo em seu orçamento mensal, você ainda terá menos dinheiro disponível (isto é, se sobrar algum) para poder economizar e investir na realização do seu sonho.

Economizando para comprar a vista você acaba ganhando muito. Você pode ter descontos e não vai pagar juros.

Pensa comigo: quando você compra à vista, à vista mesmo, você pode ter descontos de 10% no cartão débito chegando a 15% no dinheiro. Agora, quando você compra com “parcelamento sem juros”, você já vai estar pagando entre 10 a 15% a mais. Percebe?

Assim, se você conseguir economizar o máximo possível em suas compras e juntar dinheiro para comprar aquilo que você precisa à vista (além dos descontos que já vimos), você terá dinheiro para investir mensalmente, colocando-o no caminho da independência financeira e na realização das grandes aquisições ou mesmo a compra de algo melhor.

Uma coisa que é muito legal: é muito provável que no meio da caminhada para o equilíbrio financeiro, que vai exigir paciência e perseverança, você descubra que nem mesmo precisava daquele produto ou serviço que você jurava ser indispensável!

Fica a dica, a melhor maneira de economizar é comprando com qualidade e responsabilidade!

Se quiser mais dicas siga a Fan Page Coach Lucas Dazita 

Luz e Paz

Lucas Dazita

Compartilhe:


One thought on “Minuto Coach – Imediatismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *