Como elaborar a lista de metas para 2017

como-definir-metas-2017-andressa-camara-paiva

Sou Andressa Câmara Paiva Silva, Psicóloga Clínica especialista em Terapia Cognitivo Comportamental  e Profissional & Personal Coaching formada pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Fui convidada pela Débora Fernandes para compartilhar algumas dicas de como elaborar a lista de metas para 2017.

O primeiro passo para um bom planejamento é sonhar.

Todo ser humano tem vontades e propósitos e por isso criam metas e objetivos para si. As metas e objetivos representam seu destino, aonde você quer chegar ou como você quer estar e quando.

As metas estão associadas a um caminho para onde eu quero percorrer e devo segui-las para chegar a determinada direção.  A direção que vamos seguir é espelho da nossa meta, ou seja, ela deve refletir o que queremos para nós.

Você já pensou o que deseja para você neste ano? Quais são seus propósitos? O que deseja alcançar? Quais são suas prioridades?

Todo começo de ano as pessoas fazem essa reflexão mas muitas vezes fica só no pensamento e não colocam em prática. É importante tirar um momento do dia para refletir, planejar e se organizar quanto essas metas. Colocar no papel e começar a praticar. Se você não sabe por onde começar, estou aqui para te ajudar.

Então, vamos lá!

Vou indicar um método  chamado S.M.A.R.T. (esperto em inglês)  para te ajudar a elaborar sua lista de realizações para este ano e que ela seja possível de ser concretizada. O sistema de meta S.M.A.R.T. pode te ajudar a se planejar de forma mais eficaz. Acredite! Vamos ao passo a passo:

Specific (Especifico)  O que você deseja especificamente?

Sua meta tem que ter especificidade naquilo que se quer atingir, com números e dados. Especificar uma meta significa tirar quaisquer possibilidades de ambiguidade ou mal entendimento dela, para facilitar o entendimento futuro.

Por exemplo: “Fazer pós graduação”  Mas em que área? Onde? Quando pretende começar? Quanto isso vai te custar mensamente?

Seja mais especifico: “Fazer pós graduação de X na faculdade X, no mês X e isso vai me custar X por mês”.

Se você não tem esses dados em mente então começe sua meta com: “Pesquisar, investigar  neste mês X sobre as possibilidades de fazer uma Pós Graduação”.

Measurable (Mensurável) É possível medir se for alcançada ou não.  Quanto é o resultado esperado da minha meta? Quanto tempo será necessário para realiza-la? Toda meta tem que ser mensurável, sem isso não temos como controlar ou acompanhar o quanto estamos perto ou longe de nossas metas.

Achievable (Alcançavel) É possível de realizar. Não adianta colocar algo muito acima de sua realidade que logo gera desanimo e desistência. Nem fácil, nem difícil demais – Evite os extremos.

Relevant (Relevante) É relevante para sua vida. Para que isso é importante para você?  Quais os valores que você irá satisfazer com essa meta? Por que isso é relevante para você?

Time (Prazo) Toda meta deve ter um prazo para ser cumprida. Se você não organiza-las por tempo, com certeza o seu plano final será diretamente prejudicado. Segundo Jeremy Wright, uma tarefa sem prazos é uma tarefa que nunca será feita.

E ai gostaram?  Ficou mais claro de como escrever suas metas?  Vamos práticar?

Escolha um lugar tranquilo, pegue um papel e uma caneta e faça uma lista com os seus objetivos para 2017 seguindo as orientações acima.

Pense e reflita em todas as áreas de sua vida (família, saúde, lazer, relacionamento, trabalhos, estudos, espiritualidade) e sobre o quanto está satisfeito com elas. Depois identifique o que gostaria de alcançar para ampliar o seu grau de satisfação dentro de cada área.

Uma dica importante para vocês se lembrarem das metas todos os dias:

Use um cartão de enfrentamento para te ajudar. Compre um envelope da sua cor preferida, coloque suas metas nesse envelope e deixe em um lugar que você sempre tem acesso (bolsa, geladeira, mural escritório etc.). Assim quando você olhar para o envelope servirá como um alerta das metas que você precisa realizar.

 

Tenha foco, objetivo, metas e força de vontade! O segredo para o sucesso é acreditar no seu potencial e buscar constantemente por ele!

SUCESSO!

PSICOACH ANDRESSA

Compartilhe:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *